Sobre o IC

O Instituto de Computação (IC) da UFBA foi criado em 18 de Junho de 2021, pela Resolucao 05.2021 do Conselho Universitario da UFBA, sendo composto por 2 departamentos: Departamento de Ciência da Computação (DCC) e Departamento de Computacao Interdisciplinar (DCI). A apresentação do Instituto de Computação segue nestes slides.

A historia do IC inicia, em 1968, com o Departamento de Ciência da Computação, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFBA. O antigo Instituto de Matemática (IM) da UFBA foi institucionalizado pelo Decreto n. 62.241 de 8 de fevereiro de 1968, com estrutura composta por 4 departamentos: Matemática Geral, Matemática Aplicada, Matemática Paura e Processamento de Dados. Em outubro de 1975, houve uma reestruturacao destes departamentos, passando a 3 departamentos: Departamento de Matemática, Departamento de Estatística e Departamento de Ciência da Computação (antigo Departamento de Processamento de Dados).

Graduação

O DCC-IME foi a primeira instituições de ensino a oferecer um curso de graduação na área de Computação no país, o "Bacharelado em Processamento de Dados", criado em 1969.

Atualmente, o IC-UFBA atende aos seguintes cursos de Graduação:

  • Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), criado em 1969.
  • Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), criado em 2010.
  • Licenciatura em Computação, criada em 2010.

O IC atende, em média, a uma demanda de, aproximadamente, 4.000 vagas em disciplinas de graduação por semestre, distribuídas em cerca de 90 turmas, atendendo aos 3 cursos lotados na unidade, alem dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, disciplinas obrigatórias para quase todos os cursos da Área I (por exemplo, Cálculo Numérico e Processamento de Dados), disciplinas optativas para quase todos os cursos das Áreas II, III, IV e V, e disciplinas para os Bacharelados Interdisciplinares (BIs).

Pesquisa e Pós-graduação

O IC-UFBA abriga dois programas de pós-graduação, ambos com mestrado e doutorado:

  • Programa de Pós-graduação em Ciência da Computaçāo (PGCOMP)
  • Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica (PPGM), em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFBA. 

As atividades de pesquisa estão, em geral, vinculadas a laboratórios e grupos de pesquisa, incluindo projetos nas áreas de Algoritmos Distribuídos, Banco de Dados, Engenharia de Software, Lógica e Teoria da Computação, Métodos Formais, Processamento de Imagens, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Sistemas Hipermídia, Tolerância a Falhas e Visão Computacional, dentre outras