O Instituto de Computação (IC) da UFBA foi criado em 18 de junho de 2021, pela Resolução 05/2021 do Conselho Universitário da UFBA, sendo composto por 2 departamentos: Departamento de Ciência da Computação (DCC) e Departamento de Computação Interdisciplinar (DCI). A apresentação do Instituto de Computação segue nestes slides.
A história do IC iniciou-se em 1968, com o Departamento de Ciência da Computação, no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFBA. O antigo Instituto de Matemática (IM) da UFBA foi institucionalizado pelo Decreto nº 62.241 de 8 de fevereiro de 1968, com estrutura composta por 4 departamentos: Matemática Geral, Matemática Aplicada, Matemática Pura e Processamento de Dados. Em outubro de 1975, houve uma reestruturação destes departamentos, passando a 3 departamentos: Departamento de Matemática, Departamento de Estatística e Departamento de Ciência da Computação (antigo Departamento de Processamento de Dados).
Graduação
O DCC-IME foi a primeira instituição de ensino a oferecer um curso de graduação na área de Computação no país, o "Bacharelado em Processamento de Dados", criado em 1969.
Atualmente, o IC-UFBA atende aos seguintes cursos de graduação:
- Bacharelado em Ciência da Computação (BCC), criado em 1969.
- Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), criado em 2010.
- Licenciatura em Computação, criada em 2010.
- Bacharelado em Engenharia da Computação, em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UFBA.
O IC atende, em média, a uma demanda de aproximadamente 4.000 vagas em disciplinas de graduação por semestre, distribuídas em cerca de 90 turmas, atendendo aos cursos lotados na unidade, além dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, disciplinas obrigatórias para quase todos os cursos da Área I (por exemplo, Cálculo Numérico e Processamento de Dados), disciplinas optativas para quase todos os cursos das Áreas II, III, IV e V, e disciplinas para os Bacharelados Interdisciplinares (BIs).
Pesquisa e Pós-Graduação
O IC-UFBA abriga dois programas de pós-graduação, ambos com mestrado e doutorado:
- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP), com Conceito 5 na CAPES.
- Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica (PPGM), em parceria com o Departamento de Engenharia Mecânica da UFBA.
As atividades de pesquisa estão, em geral, vinculadas a laboratórios e grupos de pesquisa, incluindo projetos nas áreas de Algoritmos Distribuídos, Banco de Dados, Engenharia de Software, Lógica e Teoria da Computação, Métodos Formais, Processamento de Imagens, Redes de Computadores, Sistemas Distribuídos, Sistemas Hipermídia, Tolerância a Falhas e Visão Computacional, entre outras.