Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Mecatrônica da UFBA (PPGM) é um programa proposto e coordenado conjuntamente pela Escola Politécnica e pelo Instituto de Matemática desta Universidade. O programa conta ainda com a colaboração de professores/pesquisadores de outras unidades da própria UFBA e atualmente abriga os cursos de MESTRADO e DOUTORADO em Mecatrônica.

O PPGM tem duas linhas de pesquisa SISTEMAS COMPUTACIONAIS e INTEGRAÇÃO DA MANUFATURA e recebe estudantes com formação em Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, ...) e Engenharia (Mecatrônica, Mecânica, Eletrônica,...) bem como outras áreas afins.

No que tange a parcerias externas, o PPGM tem formalizadas relações de parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais, projetos aprovados com agências de fomento estaduais e federais (FAPESB, CNPq, FINEP, ...), além de projetos e parcerias com empresas (Rockwell Automation, Petrobrás, CENPES, ANP, ...) , formalizadas através de dezenas de projetos de pesquisa para desenvolvimento de softwares e produtos mecatrônicos.

O PPGM teve sua primeira turma de mestrado em 2003 e em 2005 se realizou a sua primeira defesa. O curso de doutorado do PPGM teve a sua primeira turma iniciada em 2012.1.

Apesar de ter sido criado apenas em 2003, nas avaliações trienais realizadas pela CAPES, já em 2007 o PPGM obteve nota 4 (numa escala de 1 a 5 para programas sem doutorado), sendo o primeiro programa de mestrado em engenharia do Estado em receber conceito maior do que 3. A nota 4 foi mantida na avaliação trienal 2010, caracterizando um programa maduro e estruturado mas que tem consciência de que ainda há muito por conquistar. A nota 4 em 2010, porém, foi um fator fundamental para a criação e proposição do projeto do doutorado desenvolvido ao longo do ano de 2011 e que se concretizou com o início das atividades em 2012.1

Pelo contexto local (possivelmente também nacional), constata-se uma crescente demanda na região por engenheiros, cientistas da computação e profissionais de diversas especialidades técnico/tecnológicas, com capacitação complementar em áreas de conhecimento interdisciplinares e especialmente capacitados para o desenvolvimento e utilização eficiente das modernas tecnologias voltadas para a geração de bens e serviços. Assim, além de suas expectativas acadêmicas, o PPGM visa prioritariamente a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com alto nível de qualificação em sistemas mecatrônicos, de forma a ser o PPGM um dos locais da integração Universidade-Empresa da região, no âmbito da Mecatrônica. O programa tem o propósito de colocar à disposição das instituições locais e regionais conhecimentos e recursos tecnológicos atualizados, que lhes assegurem melhores condições de, independente do gênero ou tamanho, competirem tanto localmente como no país e/ou no exterior, com suas congêneres.

O que é a mecatrônica?

O gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de uma indústria moderna exigem ferramentas sofisticadas para gerenciamento em tempo real dos diversos processos integrados (a exemplo de planejamento da produção, controle dos processos, segurança, produção limpa, entre outros).

Essa complexa integração incorpora outros tipos de conhecimento que se somam ao do manuseio das ferramentas computacionais. Entre eles, destacam-se o domínio sobre os processos de manufatura, gestão dos sistemas, sistemas de informação (bases de dados inclusas), sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos, tecnologia de sensores e atuadores e redes de computadores.

O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos. Ou, em uma definição mais formalmente aceita: "a integração sinérgica da engenharia mecânica de precisão com eletrônica e controle computadorizado inteligente visando os processos de projeto e manufatura de produtos" . Esta definição é praticamente coincidente com a assumida pelo Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Européia (IRDAC): Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos. Mecatrônica é, então, uma disciplina integradora que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.

Mais detalhes podem ser encontradas na página virtual oficial no curso:  http://www.mecatronica.ufba.br