Apresentação
A extensão universitária é a interface entre a universidade e sociedade visando com o objetivo de gerar conhecimento e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação. Neste processo, a extensão abrange experiências de popularização da ciência, e promove diálogos com a sociedade a fim de encontrar soluções para problemas e questões sociais. As práticas extensionistas primam pelo respeito à diversidade cultural e têm como eixo o encontro entre os saberes acadêmicos e os saberes espontâneos.
O DCC atua nas diversas modalidades de ações de extensão, conforme estabelecido na RESOLUÇÃO Nº 02/2012, que dispõe sobre as atividades de extensão na Universidade Federal da Bahia: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações e outros. Também tem sido contemplado nos principais editais e programas de fomento à extensão universitária: Programa Permanecer UFBA, na linha extensão; Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBIEX) UFBA; Editais PROEXT UFBA, Editais PROEXT MEC/SESU, dentre outros. Muitas das ações são realizadas em articulação com escolas, ONGs e empresas.
Atualmente, o DCC conta com três Programas Permanentes de Extensão que realizam atividades focadas na inclusão e letramento digital e educação em computação em apoio com a sociedade baiana. São eles:
Programa Onda Digital
O Programa Onda Digital foi criado em 2004, sob a coordenação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do Instituto de Matemática, como um programa permanente de extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e visa contribuir com a inclusão sociodigital na Bahia, envolvendo a Universidade em ações educativas e de difusão da filosofia do Software Livre. O Programa está sob a coordenação da Prof. Débora Abdalla.
Programa de Ações Pedagógicas para Formação de Professores de Computação (PROFCOMP)
O Programa de Ações Pedagógicas para Formação Docente em Computação (PROFCOMP) é um programa permanente de extensão universitária, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade – Onda Digital, com foco no desenvolvimento de conhecimentos sobre/para/com professores da educação básica. Seu principal objetivo é contribuir na formação inicial e continuada de professores no âmbito da Computação e do Raciocínio Computacional.
Maratonas de Programação (GruPro)
O GruPro é o grupo de professores e estudantes apaixonados por programação. O objetivo é melhorar a qualidade dos cursos de graduação através da inserção da cultura de maratonas de programação no dia a dia das disciplinas de Computação, e assim aprimorar o perfil dos estudantes formados. Ao mesmo tempo, buscamos dar visibilidade a estes estudantes através de bons desempenhos em competições de programação, e com isso direcioná-los a uma nova gama de possibilidades.