Nota de Pesar Professora Celina Bittencourt

Homenagem da Comunidade de Computação da UFBA à 

Professora CELINA BITTENCOURT MARQUES

 

A comunidade de Computação da UFBA recebeu, com muito pesar, a notícia sobre o falecimento da Profa. Celina Bittencourt Marques no último dia 23/06/2021. Formada em Matemática, a Profa. Celina fez parte do Departamento de Ciência da Computação da UFBA por 25 anos, até o ano de 1993, quando se aposentou. Nesse período, ajudou a construir e consolidar o departamento, atuando como chefe em diversas ocasiões, bem como o curso de Processamento de Dados, atual Bacharelado em Ciência da Computação, exercendo a coordenação do colegiado por diversas vezes. Guardamos diversas lembranças dela como professora e companheira acadêmica.

 

Como professora na graduação, contribuiu com a formação de centenas de estudantes, incluindo alguns que se tornaram seus colegas de Departamento, como os professores Raimundo Macêdo, Aline Andrade, Christina von Flach, Fabíola Greve, Sérgio Gorender, George Lima,  Leobino Sampaio, Cássio Prazeres, Eduardo Almeida e Gustavo Figueiredo. Suas aulas de Teoria dos Grafos, Programação Matemática e, em especial, de Cálculo Numérico, serão sempre lembradas, pela sua competência no ensino.

 

Em depoimentos emocionados, nossos docentes trazem memórias do convívio com a Profa Celina:

 

“Conheci Celina em 1983, caloura na UFBA. Fui aprendiz e ela mestre, em Teoria dos Grafos e, em meu último semestre de curso, em Cálculo Numérico. Duas características eram marcantes em Celina: a grande inteligência e a refinada ironia. Em 1990, nos reencontramos como colegas no Departamento de Ciência da Computação da UFBA, eu com 24 anos e ela, bem, um pouco mais madura. A Celina jovial, inteligente e irônica estava ali, atemporal. Depois de sua aposentadoria na UFBA, sabia que a encontraria regularmente no início de cada mês, perto da Diretoria do antigo Instituto de Matemática, onde os servidores aposentados e D. Zezé se encontravam, com a desculpa de pegar o contracheque. A inteligente, irônica, e agora, eterna Celina. Saudades, querida.” 

(Profa Christina von Flach)

 

"Celina foi minha professora de Teoria de Grafos, uma ótima professora: ainda lembro das suas aulas, e olha que já faz um bom tempo. Depois a reencontrei na UNIFACS: fomos colegas por um breve período, mas tivemos oportunidade de conversar várias vezes na sala dos professores, sempre um papo agradável, com muitas tiradas inteligentes e perspicazes. Lembro quando a encontrei casualmente no teatro: toda linda, animada para assistir a uma peça com Juca de Oliveira, se não me falha a memória. É muito triste receber a notícia de que ela já se foi, ainda mais nesses tempos tão difíceis e distantes." 

(Profa Laís Salvador)

 

“Celina foi minha professora de Cálculo Numérico e Pesquisa Operacional na UNIFACS. Uma professora rígida, exigente, justa, dedicada e muito acessível. Nas rodas de conversa com colegas, sempre comentávamos como as avaliações dela eram difíceis e densas e como, mesmo assim, era uma unanimidade entre a gente que ela era uma excelente professora. Costumávamos dizer que seriam os professores como Celina que iríamos lembrar para sempre e hoje tenho certeza de que isso é verdade, pois, ainda lembramos dela com muito saudosismo. Alguns anos depois, ao retornar do meu doutorado e lecionar por um ano na UNIFACS, tive o prazer de ser colega de Celina e poder desfrutar de conversas sempre inspiradoras com ela na sala de professores. Tenho a certeza de que Celina nunca será esquecida por seus ex-alunos e ex-colegas. E eu tive o prazer de ser ex-aluno e ex-colega, ainda que por pouco tempo.” 

(Prof Cássio Prazeres)

 

"Profa Celina foi chefe do DCC e professora da disciplina "programação matemática", antigo currículo de PD. Fiz programação matemática com ela, lembro bem da implementação do método simplex de programação linear, que ela explicava com maestria. Ótima professora e sempre bem humorada." 

(Prof Raimundo Macêdo)

 

"O que mais me impressionava na Celina era sua disposição e alegria em dar aulas. Ao se aposentar da UFBA continuou na ativa, e foi durante muito tempo professora na UNIFACs. Sempre vou me lembrar dela assim, com muita vontade de nos fazer entender os conceitos, e uma disposição e motivação contagiantes". 

(Profa Fabíola Greve) 

 

A comunidade de Computação da UFBA agradece pelo legado acadêmico e humano da Profa. Celina Bittencourt Marques, que jamais será esquecido! Unimo-nos em oração e enviamos os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos. Descanse em paz, querida amiga, no caminho da Luz! 

 

Salvador, 30 de Junho de 2020.

 

Docentes do Instituto de Computação da UFBA