PROFCOMP/Onda Digital: VII Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias

Entre os dias 02 e 04 de março (2023) acontecerá o VII Fórum Interdisciplinar sobre Formação Docente com Tecnologias (VII FIFDT). O tema deste ano será “Computação na escola contemporânea”. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa & Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL do Departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no âmbito do Programa Permanente de Ações Pedagógicas para Formação Docente em Computação (PROFCOMP).

O VII FIFDT pretende atuar como espaço formativo sobre novas formas de produzir e utilizar a Ciência da Computação com propósitos educacionais, visando apoiar processos individuais e coletivos, construção de conhecimentos e desenvolvimento da criticidade, da logicidade e da criatividade. O evento é voltado às comunidades escolares e acadêmicas (especialmente às(aos) estudantes e professores(as) das licenciaturas), além de todas as pessoas interessadas em Educação e Tecnologia.

O evento integra as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – 2022 no âmbito da proposta “Ciência, Tecnologia e Inovação em Computação: novos computares como mecanismos de enfrentamento aos desafios sociais contemporâneos”, sob a coordenação do prof. Ecivaldo Matos.

A programação conta com atividades presenciais (em Salvador e Porto Seguro), atividades remotas e transmissão de algumas atividades pelo YouTube. Temos uma variedade de atividades tais como: mesas redondas, rodas de conversa, palestra, comunicações orais, oficinas e minicursos. Dentre elas, destacamos:

• Oficina de Design instrucional participativo e distribuído
  • Roda de Conversa sobre Contra-Narrativas de Cientistas Negras
  • Minicurso sobre Metodologias de Ensino
  • Oficina de LinkedIn
  • Oficina de Experimentação de Jogos de Analógicos
  • Oficina de Cinema: roteiro, atuação, filmagem/fotografia e edição
  • Mesa sobre Curricularização da Extensão
  • Minicurso Game Design como metodologia de ensino
  • Oficina de Jogos Africanos

E muito mais! No menu "atividades" do site do evento você encontra detalhes das atividades (data, horário, modalidade, etc). Você não pode ficar de fora!

Todas as atividades são gratuitas com certificado UFBA! Cola conosco que vai ser só sucesso!

Inscreva-se no evento:

www.forumondadigital.ufba.br

Faça a sua pré-inscrição em atividades extras (mesas, minicursos, oficinas...)

#SNCT #CNPq, #MCTI #ondadigitalufba