CAPACITAÇÃO: Introdução à Programação em Python

Introdução à Programação em Python
Sábados | 9h às 12h - 14h às 17h | de 02/Set a 30/Set
Prof. Rubisley Lemes (IC/UFBA)
Doutor em Informática (UFPR)
Mentor de Maratonas de Programação

Informações e Inscrição em:

bit.ly/ufba-tomorrow-setembro

NÍVEL DO CURSO

Básico/Introdutório

OBJETIVOS DO CURSO

Desenvolver o raciocínio lógico através da criação de programas para resolução de problemas utilizando a linguagem Python.

Objetivos Específicos:

• Introduzir conceitos básicos de desenvolvimento de algoritmos e programas;
  • Propiciar uma base sobre a lógica de resolução de problemas;
  • Construir habilidades que permitam desenvolver soluções práticas através de programas na Linguagem Python.

QUEM PODE FAZER ESTE CURSO?

Destinado a todos os públicos que queiram conhecer o mundo da programação e ter acesso a inúmeras oportunidades. Basta ter uma base de lógica e matemática, além de dedicação e determinação.

PRÉ-REQUISITO OBRIGATÓRIO:

Não possui

POR QUE DEVO FAZER ESTE CURSO?

A computação é cada vez mais a área das áreas em um mundo cada vez mais integrado pelas tecnologias. Saber programar já pode ser considerado tão importante quanto ler e escrever. Então comece a desbravar esse mundo de oportunidades pela base de introdução à lógica de programação que estaremos oferecendo neste curso. Usaremos uma das linguagens mais importantes nos dias atuais e que serve de base para outras áreas da computação, como por exemplo a IA.

EMENTA

• Introdução aos princípios de programação: entendimento de algoritmos e desenvolvimento de programas.
  • Apresentação dos conceitos básicos da Linguagem Python.
  • Construção de programas utilizando conceitos e comandos da linguagem: variáveis e atribuição, operadores aritméticos, comandos de seleção if-else/elif, comandos de repetição while/for, noções de listas e matrizes.

SOBRE O PROFESSOR

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado e doutorado em Informática pela UFPR. Atualmente, é professor DE no Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é o Coordenador do Grupo de Programação da UFBA (GruPro) desde 2014, tendo conquistado várias medalhas de ouro e prata nas principais competições de programação do país. Através do GruPro já levou o ensino de programação, através de cursos de extensão, para centenas de alunos do ensino fundamental e médio. Possui experiência e interesse em pesquisa nas áreas de Visão Computacional, Inteligência Artificial, Informática em Saúde e Biometria.